promoções comerciais

Afinal, por que fazer Promoções Comerciais?

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Segundo George E. Belch e Michael A. Belch, Promoções Comerciais são “um estímulo direto que oferece um valor extra ou incentivo para a força de vendas do produto, os distribuidores ou o consumidor final com o principal objetivo de criar uma venda imediata”.
 
O que sempre me chama atenção nesta definição é o “estímulo direto” que se quer provocar. Eu me pergunto, com qual é o objetivo? Para que serve este estímulo?
 
Uma Nova Visão sobre as Promoções Comercias
 
A primeira resposta, talvez a mais óbvia, é que promoções servem basicamente para acelerar vendas. Contudo, vejo outras razões também:
 
– Promoções servem para estimular o consumidor experimentar uma nova marca ou novo produto. Ações de amostras grátis servem muito bem a este propósito.
 
– As promoções podem servir como uma forma de menor custo para se realizar uma propaganda da marca e de seus produtos.
 
Se você achou, então é seu!! Você GANHOU!!
 
– Muitas empresas preferem, em vez de alocar grandes quantias em anúncios, recorrer às promoções. Sendo que o resultado das promoções de vendas são mais fáceis de mensurar do que os da propaganda.
 
– Várias empresas utilizam, ainda, as informações obtidas nas promoções – principalmente naquelas com oferta de prêmios – para formar um banco de dados para futuras ações de marketing direto.
 
– Uma promoção pode ainda servir não só para a venda de produtos ou serviços. A realização de sorteios com oferta de prêmios ajuda a estimular a adimplência de dívidas, por exemplo.
 
 Quem concorrer melhor, vence o concurso!
 
– As promoções podem unir atacadistas ou varejistas na criação de uma ação que busque atingir um objetivo comum.
 
Estas são algumas das razões para se realizar promoções de vendas e com certeza existem outras.
 
Porém, concluo este post o que já ouvi diversas vezes nas minhas andanças pelas agências de promoção: “Fazer promoção é sempre bom! Quando o mercado não está bom, ajuda a vender. Quando o mercado está bom, ajuda a se diferenciar do concorrente.”

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